Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de março de 2013

O castigo vem a cavalo, gado, papagaio

    Em um certo cruzeiro, nos mares do nosso litoral ,viajava o coronel Tonico, homem poderoso , dono de uma fazenda modelo com milhares de cabeças de gado,éguas de raça e um cavalo reprodutor .
    Ele gerenciava a fazenda , através de administradores formados e era atualizado diariamente através da internet . Vivia contando vantagens e se gabando de sua riquezas ilícitas. Era preconceituoso e odiava pobres. Por conta disso, sua sogra muito rica, era seu maior desafeto, e jurou não dar um tostão para o genro. E para decepciona-lo, preparou o testamento doando tudo que tinha aos pobres.O coronel jurou vingança:
    -antes da jararaca morrer, eu resgato todo o meu dinheiro-disse.
    viajava também seu Tinoco, sujeito simples e modesto, dono de um pequeno sítio sob a responsabilidade de um vaqueiro equillibrado,caipira,cuja honestidade dispensava qualquer comentário. Então iniciaram uma discução para saber o que valia mais : "A fidelidade cega ou o equilíbrio."
     E o coronel não perdeu tempo, iniciando a sua gabação:
     -Eu gosto que me obedeçam sem questionar. Sou rico e poderoso , e ainda por cima tive sorte de ter uma sogra cheia da grana. Posso posso perder tudo, que ainda tenho uma fortuna da velha pra gastar.
     -Que é isso compadre, ouça á instrução "Mas vale o pouco suado do que o muito amaldiçoado". E pra tudo tem que ter equilíbrio. Olha que um dia alguem pode invadir suas terras e você  se dar mal. E não se fie do que é dos outros .
     -Que nada ,compadre! Eu já me precavi desse mal. Estou com a velha aqui na palma da minha mão. Ela não morre antes de me passar tudo que tem . Alem do mais, tenho um capatazque guarda minha linda mansão e minha propriedade. Ele obedece à risca as minhas ordens. Quem se aproximar das minhas terras, leva chumbo, principalmente pobre.
     -Olha o equilibrio compadre não seja preconceituoso...
     Até que tocou o telefone. O coronel atendeu . Era seu capataz de confiança:
     -Alô, chefe! aqui é o Tonhão. Sabe o seu papagaio?
     -Sim o que tem o meu Mimo?
     -Ele morreu...
     -Como?
     -Comeu carne estragada.
     -Você deu carne estragada pra Ele?
     -Não. Era do cavalo do senhor.
     -Do meu cavalo árabe reprodutor?
     -Sim. Ele morreu faz três dias.
     -Morreu do quê?
     -Ele, as éguas, e todos os gados morreram asfixiados com a fumaça.
     -Fumaça? que fumaça?
     -Da sua casa que pegou fogo!
     -Meu Deus! Quanta desgraça! A minha linda casa?! Como aconteceu?
     -Vela na cortina.
     -E o que essa vela estava fazendo acesa? E o meu gerador importado ?
     -A vela foi do velório da sua Sogra.
     -NÃO!!!! Minha sogra morreu ? De quê?
     -Vi! durante a madrugada, um vulto andando no quintal da fazenda, eu pensava que fosse um ladrão ou um pobre então obedeci as suas ordens...

    "Pobreza e afronta sobrevem ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreenção será honrado"(Provérbios 13.18)

sábado, 16 de março de 2013

cicatrizes

cicatrizes


A alguns anos ,em um dia quente de verão,um pequeno menino decidiu ir nadar no rio que havia atrás de sua casa. Na pressa de mergulhar na agua fresca ,foi correndo e deixando para trás os sapatos ,meias e a camisa. voou para a água , não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando as margens e entrando na agua. sua mãe ,em casa olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro. com medo absoluto, correu para o lago, gritando para seu filho o mais alto quanto conseguia. ouvindo a voz de sua mãe o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe. mas era tarde.assim que o a sua mãe o  alcançou o jacaré também o alcançou. a mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré agarrou seus pés.começou um cabo-de-guerra incrivel entre os dois.  o jacaré era muito mais forte do que a mãe , mas a mãe era por demais apaixonada para deixa-lo ir.
 um fazendeiro que passava pelo local ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré. de forma impressionante ,após semanas e semanas no hospital ,o pequeno menino sobreviveu. seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal ,e em seus braços, os riscos profundo onde as unhas de sua  estiveram cravadas no esforço sobre o filho que ela amava . um repórter de jornal  que o entrevistou após o trauma, perguntou-lhe  se podia mostrar suas cicatrizes. o menino levantouseus pés . e então, com  óbvio orgulho,disse ao reporter:-mas olhe em meus braços.  eu tenho grandes cicatrizes em meus braços também. eu as tenho porque minha mãe não deixou eu ir.

você e eu podemos nos indentificar com esse pequeno menino.nós também temos muitas cicatrizes. não! não a de um jacaré ,ou qualquer coisa assim  tão dramatica. mas as cicatrizes de um passado dolorosos,algumas daquelas  cicatrizes são feias e causa-nos profunda dor. mas algumas feridas meu amigo, são porque Deus se recusoua nos deixar ir. e enquanto você se esforçava , Ele estava lhe segurando. se hoje o momento é dificil , talvez o que está te causando dor seja Deus cravando-lhes  suas unhas para não te deixar ir .lembre-se do jacaré e muito mais daquele que mesmo em meio a tantas lutas nunca vai te abandonar e certamente vai fazer o que for necessario para não te perder, ainda que para isso seja preciso deixar cicatrizes.

sexta-feira, 15 de março de 2013

O ARADO DE MADEIRA

    Num certo campo de lavoura , os cupins estava profundamente revoltados com um velho arado de madeira, porque todos os dias, aquele velho arado de madeira puxado por um boi, passando e revolvendo as terras, destruia completamente as colonias dos cupins, aqueles morritos, eram arrancados sem qualquer piedade .
     Os cupins diziam:
     -precisamos destruir este arado de madeira .
     Então muitos cupins, tentavam subir no seu dorso, mas como o arado, continuava sendo puxado pelo boi e continuava em movimentos, os cupins saiam e não conseguiam provocar qualquer ferimento naquele arado de madeira.  Os cupins percebendo, que aquela tática de ataque, não estava dando certo, se reuniram  em conselho e resolveram destruir o arado, talvez com uma boa conversa.
      Então no final daquele dia, quando o arado tinha sido colocado ali no seu canto, todos os representantes dos cupins, se aproximaram com muita solenidade e disseram:
     - Oh! grande arado de madeira , nós temos visto seu trabalho, de sol á sol, as vezes até debaixo de chuva, nós achamos  um absurdo, a exploração que o dono deste campo  faz de você, um "velho arado de madeira".  
     E o arado respondeu:
     -pois é , essa é a minha vida, todos os dias, eu estou enganchado no boi, e vou por ai arrastando e revolvendo as terras .
     E os cupins disseram:
     -você precisa  se revoltar, você precisa parar de trabalhar, você já está  na idade de se aposentar, você merece descanço .
      E o velho arado de madeira, achou que o cupins estavam certo e soltou-se de alguns parafusos  e pregos,  derrubou algumas porcas, e quando o seu dono no dia seguinte, foi pega-lo, disse:
      -ahhh! ô arado de madeira, não! que pena, vou ter que comprar outro.
      E o velho  arado de madeira,  ficou todo feliz, porque o dono acreditou que ele era imprestavel e desistiu de usa-lo.
      Naquele dia, ele não precisaria mais trabalhar, e nem nos próximos dias .
      E o velho arado de madeira, ficou ali no canto do porão,  e ficando ali, foi pegando umidade do chão e foi ficando podre, e sua madeira  foi ficando fraca, e quando ele menos esperava, todos os cupins atacaram  ao mesmo tempo,  e o devoraram . O arado de madeira, foi completamente destruido, mas enquanto ele dava seu ultimo suspiro ele compreendeu que seu erro, foi ter ficado parado, enquanto ele estava em atividade não corria nenhum perigo, mas agora, ele foi apodrecendo, enfraquecendo e se tornou bastante fraco ......

       A mesma coisa acontece com a pessoa "desocupada" tem um velho ditado que diz:
"A mente desocupada é oficina do diabo".. não há duvida disso! a pessoa que fica ociosa, sem estudar a palavra de Deus, sem trabalhar na igreja, sem participar de nenhum  orgão, sem ir pra escola Dominical, fica só ali no quarto navegando na internet , ou fica o dia inteiro no sofá só vendo televisão e não vai pra igreja ela vai apodrecendo e enfraquecendo e o inimigo atuando em sua vida para destruir . no livro de provérbios Cap. 21 Ver .5   diz: O desejo do preguiçoso o mata porque a sua mão recusa-se á trabalhar.